O barato que saiu caro (parte 1)

No começo do mês de novembro, me juntei com 3 colegas do trabalho para comprar toy arts de um mesmo vendedor no e-bay, para vir tudo junto no mesmo pacote e assim economizar no frete. Ou pelo menos era o que pretendíamos.

Eis que em uma bela tarde (certo, não tão bela assim), estou trabalhando e o meu irmão liga, veja mais ou menos como foi a conversa.

Eu: *identifiquei de quem era a chamada* "Fala. O que é?"
Yuri: "Nanda, tais esperando encomenda, né? Porque chegou uma coisa pra tu aqui."
Eu: "Foi? Deve ter sido o meu HD do Ponto Frio. Deixa aí que quando eu chegar em casa vejo."
Yuri: *se faz de engraçadinho* "É não, é um comunicado dos Correios. Tu vai ter que pegar aquele pacote de bonecos lá, visse?"
Eu: "Caralh*, que merda! Mentira, né?"
Yuri: "É não, vai ter que pagar 210 reais. Se f*desse, hehehehehe."
Eu: "Eu meio que já esperava, deve estar em uma caixa grande e deu US$ 130,00 o total, só não esperava que o preço fosse esse!! :-("
Yuri: "Pois é. Vê aí com teus coleguinhas quem vai pagar, senão tu vai se f*der sozinha."
Eu: "Certo, deixa que eu resolvo isso. Flw."

Dei a má notícia aos meus colegas. Como era esperado, fizeram graça dizendo que iam pular fora e tal, mas todos já sabíamos os riscos que corríamos quando compramos, o jeito é arcar com as consequências. Alguns instantes depois o meu telefone toca de novo, desta vez a minha irmã fala comigo.

Amanda: "Ei, Nanda, tu vai ter que pagar 290, visse? E não 210."

Não lembro o que falei mais com ela, só sei que ouvi uns gritos, do tipo "Deixa que quando ela chegar em casa ela resolve, menina!", muito provavelmente ditos pela minha mãe. Nessa hora eu já pensei que se tratasse de uma brincadeira deles dois. Afinal, para quê ligar duas vezes para me avisar quanto eu tenho que pagar e pelo quê? (Acho que já deu para perceber como meus irmãos me amam e não gostam nenhum pouco de me ver na pior).

Fiquei com isso martelando na cabeça a tarde toda, e já estava meio perturbada por estar fazendo correções em milhares de peças (tá, não eram milhares, mas eram - e são - muitas) de um cliente só, lá na agência. No percurso de vinda para casa então... Nossa, já estava meio grogue de fome e cansaço corporal e mental, só queria saber de jantar, tomar banho e descansar para a última orientação de monografia, que seria no dia seguinte (hoje, no caso).

Cheguei em casa e não perguntei nada, nem procurei por nada, esperei que um dos dois viesse me falar algo, fosse sério ou uma gracinha; só veio na hora que eu estava jantando, mas eu já estava preparada para algo do tipo "ah, era brincadeira, pensou que a gente tava falando sério, né?" e foi exatamente o que Yuri disse, eu só olhei para ele e falei "certo, certo.", depois ele desmentiu e mostrou o comunicado dos Correios, seguido de um "Ó aí, otária, se f*deu, vai ter que pagar tudo sozinha". Respondi novamente, "tá certo", tirei a louça que tinha usado e fui para o meu quarto.

Fiquei sentada usando o laptop, fazendo as minhas coisas, inclusive a minha inscrição para o EDTED - que será no dia 03/12 e vai ter um post aqui no blog, como o iSeminar -, depois pensei melhor e vi que algo não estava certo. Pagar 210 (ou 290) reais só de impostos por uma compra que teve como valor total R$ 227,50? "Que avacalhação do car*i, só no Brasil mesmo!", é o que normalmente se pensa. Fiz a recontagem e, de acordo com os cálculos, nós teríamos que pagar R$ 136,50. Lembrando que quando fechamos o pedido, a cotação do dólar era R$ 1,75. Mas mesmo se tivessem levado em consideração a cotação atual (R$ 1,90), continuaria muito menor que o valor marcado por eles.

Fui conversar sobre isso com meu irmão, depois dele ter se recuperado da "euforia" e voltado ao seu estado normal. Ele me falou que eu poderia solicitar um re-cálculo do valor cobrado, e se eu tivesse os comprovantes de pagamento facilitaria muito, e talvez até ajudasse no processo, mas que também poderia dar dor de cabeça. Ele também achou absurdo isso, pois provavelmente o cara lá que recebeu o pacote achou que o vendedor colocou um preço random, que não condizia com o conteúdo do pacote. que são míseros bonecos e não eletrônicos contrabandeados, féladap*ta!

Quando meu pai chegou do trabalho, falei com ele, expliquei as coisas e mostrei o valor pedido. Ele já tinha conhecimento da minha compra, mas mesmo assim me deu uma bronquinha, pois todo pai gosta de dizer "Eu te avisei". Não significa que ele ficou contra mim nessa, também achou um absurdo cobrarem praticamente 100% sobre o valor total da compra. Já imprimimos os comprovantes do pedido e de pagamento, na segunda-feira vamos à agência dos Correios onde a encomenda se encontra - e muito provavelmente na Receita Federal - para resolver isso.

Agora é focar no TCC, que já está praticamente finalizado, e esperar o fim de semana acabar para correr atrás disso.

Acompanhe o desfecho dessa aventura no próximo post. ;-)

Os toy arts são do Kidrobot, que tem produtos legais e bons preço, mas - assim como todos os  sites legais - não envia para o Brasil.

Comentários

  1. "Eu te avisei"
    Frase básica de pais. rsrs
    Absurdo o que cobram de imposto, não da para ser feliz nem trazendo de fora as coisas. HAHAHAHA Gastaram um dinheirinho, hein, bom que fica mais espero e na próxima vez faz diferente o esquema.

    Cobra desse povo, Nanda, deixa tudo nas costas não (apesar que se fosse eu...) rsrsrs
    Seus irmãos parecem legais!! :D

    ResponderExcluir
  2. Ei, muito legal seu blog. Tu escreve bem. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas