EDTED 2011: mais uma resenha de evento

Tirando a distância entre a minha residência e o local do evento, e palestras interessantes acontecendo simultaneamente em locais diferentes, o evento foi muito legal. Marquei de encontrar com os amigos - Mário e Jonas -, mas o pessoal lá da agência foi também; então foi mais divertido ainda (e terceiro evento no ano que vou com eles).

Estava dividido em três ambientes/espaços diferentes: Design e Marketing, Tecnologia e E-commerce, e Business. Fiquei no de Design e MKT, começando com a palestra de Ely Menezes, da Fishy; tema: "Criação para web: como a internet e o novo consumidor mudaram a forma das empresas se comunicarem com o público.". A Fishy é uma das agências mais legais daqui, na minha opinião; pelas fotos que eu vi, que a galera postou no twitter, tem cara de ser um bom lugar para se trabalhar. (Mas claro que a Ogilvy é muuuuuuuuito melhor! ;-P <3). Acabei vendo novamente o que vejo nas aulas de "seminários", na faculdade; inclusive, o último trabalho que fiz foi de tema parecido ("Marketing do Relacionamento e CRM"), que também estiveram presentes na palestra.

Ele postou outros vídeos, como o da redublagem que fizeram do comercial da Dafra (que também estava no meu trabalho). Não por ser bom, por ser tosco mesmo, e porque todo mundo que tá na net gosta de ver uma tosqueira, rir e sentir vergonha alheia. Dá até para fazer piada da publicidade no Nordeste...

O Hulk que mais parece o Blanka na seca depois de ter comido uma porção de frango assado (ou frito, sei lá) e não limpou a boca. E ainda tem as outras, que são tão ou mais toscas quanto. Quer rir e sentir vergonha alheia? Então veja!

Ely falou mais coisas, mas eu não lembro, e se eu não lembro, é porque não foram interessantes o suficiente para ficarem armazenadas na minha mente, ou pelo menos não como "informação nova". Mostrou alguns cases da agência, como exemplos de interação com o usuário (web 2.0) e Realidade Aumentada.

Ainda no espaço "Design e MKT", a seguinte foi a do Gustavo Guanabara, com o tema "Teoria da evolução das mídias sociais", que também não teve muito a acrescentar, já que basicamente falou de mídias sociais. O diferencial foi que traçou a trajetória, desde antes do surgimento da internet e da invenção do computador. Não lembro de ter passado algum vídeo, mas lembro de ter falado mal (e de certa forma ter feito propaganda negativa) da JAC Motors e da GOL Linhas Aéreas. Devia ter ido assistir a do Luiz Tiago, sobre web mobile apps e native apps, pelo tema - que eu não possuo conhecimento - deve ter sido mais interessante.

Pausa para o almoço. Fomos todos almoçar no restaurante "Paranóia do Mar", em Jaboatão; não muito longe do hotel onde estava acontecendo o evento. Mário não foi e Jonas não conhecia ninguém além de mim, então o levei para almoçar com a galera da Ogilvy, até para que visse como é mais ou menos a vibe da galera. (Juro que escrevi "astral" no lugar de "vibe", mas troquei porque soou muito Xuxa). Tinoco foi o primeiro a deixar o restaurante, pois tinha que estar de volta às 14h para apresentar-se, com o tema "As características do profissional de Marketing". Acredito que a segunda parte - "Design para a era Digital" - tenha sido apresentada por Abelardo Santana, da Caju.

Só uma observação aqui antes de continuar: José Tinoco é Diretor de Operações Digitais da Ogilvy & Mather Brasil; basicamente, é ele quem toma conta da unidade de Recife, que é de Produção Digital. Voltando... não consegui ver a sua apresentação, pois ainda estávamos no "Paranóia", terminando de almoçar e pagando a conta. A do Abelardo foi bem fraca, ele não tem um perfil comunicativo; parecia estudante apresentando trabalho de faculdade. A agência tem uns trabalhos legais, audiovisual, modelagem 3D, Realidade Aumentada, mas o pessoal não estava lá para ver só os cases da Caju, e muito menos para ouvir a trajetória dele.

Na seguinte, e última antes da "mesa redonda", eu deixei o espaço que estava e fui para o de Tecnologia e E-commerce, para assistir a outra do Luiz Tiago, dessa vez com o tema "Front-End do século XXI - HTML5, CSS3, JS and more things...". Tenho vontade de me aventurar nesse universo de criação de sites e códigos, só falta tempo para estudar isso. Até porque para quem já está acostumado a trabalhar com animação, mesmo que em timeline, se aprofundar em estudo de linguagens é contra-mão; muito mais fácil ler e aprender conceitos de animação e novas técnicas. De todas, foi a mais interessante e rica em conteúdo, e com certeza a que mais anotei no meu bloquinho. Luiz mostrou exemplos de aplicação e abriu alguns sites para nos mostrar os códigos fonte e apontar o uso de JQuery, JS e etc. Perdi a palestra do Luli Radfahrer ("Aplicativos já eram: hardwares e plataformas no futuro da rede."), que deve ter sido muito legal, a julgar pelas risadas que dava para ouvir.

É engraçado que sempre tem que ter alguém para falar merda publicamente e receber lição de palestrante, né? Dessa vez foi na hora da mesa-redonda, um cara, de um interior qualquer de Pernambuco, fez uma reclamação pelo fato das grandes empresas não investirem nos jovens - possíveis profissionais de tecnologia do futuro - dos interiores e cidades menores, e que eles (jovens) tinham que ficar esperando por uma iniciativa. Quando ele falou a palavra "esperando", Luli se pronunciou logo. Quer dizer, antes mesmo dele terminar o seu "Chora!!!", Luli interviu e impediu que aquela lamentação de fracassado acomodado se extendesse.

Como é que a pessoa quer crescer em algo que, visivelmente, não tem mercado na sua cidade sem sair dela? Fica só em casa, na frente do computador, esperando que uma vaga linda e maravilhosa caia no seu colo, sem correr atrás de nada, sem fazer por merecer e subir todos os degraus que boa parte dos bons profissionais do mercado passaram. "No pain, no gain.", cara. Lá na Ogilvy tem duas pessoas (quatro, se contar Paulo e Marcelo, que são de SP) que saíram dos seus respectivos ESTADOS porque viram que não dava futuro trabalhar lá, sem falar nas que moram em outros municípios e vão trabalhar todos os dias, sem problemas. Vai do interesse e vontade de cada um, poder escolher entre se dedicar e ser um profissional foda ou ser um profissional medíocre e infeliz, que fica xingando muito no twitter. Acho que Tinoco deveria ter falado algo do tipo, mas ficou por conta do Luli mesmo.

Mesa redonda (Fonte: Arteccom).
Palestras que possuem "internet" como tema são muito previsíveis... muito mesmo. Sempre falam de como as marcas devem se comportar no meio digital, SAC 2.0, web 2.0, marketing de relacionamento, etc. Acaba ficando muito repetitivo. Recife precisa de palestras e eventos novos, direcionados para um público mais segmentado ainda. Como conversamos em um dos intervalos - Eu, Daniel, Pedro, Tiago e Tinoco, acho que só -, faltam palestras e eventos que falem sobre Flash e Motion Design.

Até surgiu a ideia de organizar uma apresentação/workshop para tentar inserir esse tema em algum evento futuro. É uma ótima ideia, dou total apoio e vou tentar fazer com que seja viável, dando sugestões e tal. Ou poderia ser até algo mais ousado, como trabalhar com Flash e After Effects na produção de peças publicitárias; aposto que ninguém do meio pensou na união dessas duas ferramentas para esse fim, já que AE é mais usado junto com o Premiere. De edição e produção audiovisual também.

Os pontos negativos: a parte dos assistentes que levavam - ou pelo menos deveriam - os microfones aos participantes que queriam fazer perguntas; o credenciamento, que só tinha 2 mulheres para fazer e uma fila muito mal definida; os stands dos expositores, que eram basicamente servidores e hospedagens; e o ar condicionado desligado no espaço de Tecnologia e E-commerce na hora da segunda palestra do Luiz. Outro #fail foram as fotos tiradas pela equipe da Arteccom, vi um cara registrando com câmera profissional e pensei que fosse da equipe, quando vi no Flickr, só as fotos de câmera cyber-shot. Fora isso,  foi bem organizado, sem atrasos e nem palestrantes ultrapassando o tempo destinado às suas apresentações. Agora é só esperar pelo de 2012.

Palestrantes, inscritos e organizadores (Fonte: Arteccom).
Ao fim do evento cada um tomou o seu rumo. Muitos ainda ficaram por lá, pois moram na zona sul do Recife e, provavelmente, saíram para algum barzinho para "finalizar" a sábado à noite. Dei uma carona a Jonas, pois ali e àquela hora iria ser complicadíssimo para ele pegar ônibus para voltar para casa.; o levamos até um certo ponto da Agamenon, onde há um trânsito maior de ônibus de várias linhas.

Ainda dei uma passada na casa da minha prima para desejar-lhe os parabéns pelo seu aniversário e comer uma fatia de bolo de chocolate, visitar um tio que mora em São Paulo e está hospedado lá, e aproveitei para conversar com a minha outra prima - que está se formando em Publicidade também - sobre monografia, faculdade e mercado de trabalho. O dia de hoje foi mais bacana por eu poder fazer algo que não faço há algum tempo: sentar e conversar, trocar ideias. Simplesmente isso, que é tão difícil de se fazer com as rotinas corridas de todos.



**ATUALIZAÇÃO**

Este post antes continha o vídeo de Steven Johnson ("De onde vem as boas ideias?") e um da Mearim Motos, mas por causa deste post me vi obrigada a tirá-los, juntamente com todos os outros vídeos contidos neste blog, para evitar tran$torno$.

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