Publicidade 2011.2: well done!

Depois de mais de 1 ano de dedicação (porque comecei a pensar nisso no 6º período, na cadeira "Pesquisa de Mercado"), finalmente cumpri esta última missão acadêmica com êxito. Os TCCs são as maiores preocupações de quem pretende se formar e seguir carreira na área de formação. Os que estão só pelo diploma podem empurrar com a barriga, pagar alguém para fazer (ou comprar feito), decorar e viver com isso pelo resto de suas vidas, achando a coisa mais linda do mundo. Eu nunca pagaria para alguém fazer os meus trabalhos, principalmente um tão importante quanto este. A satistação de fazer algo certo - ver que dois períodos de dedicação valeram a pena - e, principalmente, o reconhecimento são impagáveis.

Não querendo me gabar, mas já me gabando, depois de uma apresentação nervosa - mas ainda assim boa - do meu anteprojeto (no primeiro semestre deste ano), ter sido convidada pela própria professora para ser monitora da disciplina - fazendo a prova só por formalidade - e ter servido de referência para "Projeto Experimental I" (isso significa, minha turma de 7˚ período e outra), não tem preço, sério mesmo. Na de hoje, a real reta final, eu estava bem nervosa também, mesmo sabendo que menos pessoas iriam estar presentes e que a minha performance não influenciaria muito no resultado final. No dia anterior, falei com os amigos que provavelmente iriam, para confirmar presença e ter alguém para tirar as fotos para o Blog, e para que eu guardasse de lembrança para a posterioridade. Resultado: Victor foi, por causa da prova de segunda chamada, e me ajudou a "montar o palco", mas não pode ficar para me ver, pois precisava resolver umas coisas antes de se apresentar, logo mais à tarde; João Victor foi atacado por uma gripe/virose no dia anterior e amanheceu pior, ficando de cama pela manhã; Chris, nem sinal.

Quando me vi naquela sala, de frente para a banca examinadora - composta por 4 convidados -, apaguei a luz, o nervosismo voltando ao meu ser, pensei: "É agora!". Comecei nervosa - nada mais normal -, acho até que falei rápido demais e esqueci muita coisa. Felizmente não precisei olhar a guia de anotações que tinha feito no caderno, que estava em um móvel próximo. Começou assim:


E seguiu, de forma organizada, até o "último":


Porém, enquanto revisava o trabalho para criar a apresentação em slides, achei um easter egg. Easter Egg, para você que não sabe, é uma mensagem oculta ou piada interna contida em imagens, jogos, seriados, filmes, etc. Acreditem ou não, esse foi o último slide da minha apresentação (que veio logo depois de um "blank" preto que usei para despistar):


Óbvio que eu só mostrei quando a banca já estava com o resultado em mãos e qualquer coisa que eu dissesse não iria mudar nada. Não foi intencional, mas confesso que foi engraçado na hora. Hahahaha. :-P

Ah, como é bom fazer Publicidade e não precisar ser formal na apresentação dos trabalhos, sejam eles quais forem. Meu irmão defendeu a monografia vestindo um terno - nesse calor infernal que tem feito nos últimos dias em Recife - e teve que ser formal ao extremo durante toda a performance, sem gírias, termos coloquiais e com pronomes de tratamento para se dirigir aos examinadores. Não é para menos, ele está cursando Direito.

Não ia falar a nota, porque com a aprovação confirmada nada mais importa. Fiquei com 9,6. Errei besteiras, besteirinhas mesmo. Algumas por culpa do genial Office 2010, que não possui corretor ortográfico. Mas as críticas foram bastante construtivas e os comentários inspiradores, me mostraram que o meu trabalho não acabou. Posso continuar desenvolvendo-o na pós-graduação, que pretendo fazer em audiovisual e/ou design.

Já que não tinha ninguém de bobeira para tirar foto, dei a câmera a André, que tirou duas ou três fotos e a desligou para prestar atenção no que eu falava, até porque a sala ficou toda escura, somente com a iluminação vinda do projetor. Ao fim da apresentação, falei com todos, recebi os cumprimentos e pedi para que esperassem, pois um momento como esse precisava ser registrado. Saí da sala e chamei um cara que conheço de vista, mas não sei o nome, para tirar uma foto nossa. Dario, foi o meu orientador, André, o convidado externo, Chico, indicado pela Instituição, e Eduardo, o professor convidado.


Sem dúvida alguma 2011 foi o melhor ano, pelo menos para mim. Posso dizer que o fechei com chave de ouro. E, como é de praxe de qualquer blog/vlog, vou fazer um post com uma retrospectiva e, provavelmente, o último do ano.


Agora um momento que chegará para todos: chega de marcar "estudante" nas fichas de cadastro e formulários, agora eu tenho diploma e nível superior completo, rapá! (...) Grandes bostas, como se as pessoas precisassem de formação universitária para serem alguém na vida. Agora posso dar início ao meu "Ma$ter Plan" e pensar nos outros degraus que terei que subir. :-)

Comentários

  1. Muito bom. Parabéns Nandinha!
    Meu TCC foi suadíssimo também. Eu trabalhando, com filha e minha orientadora teve um problema, o marido teve um AVC em SP e tive que trocar de orientador. Nessa confusão toda só tive 3 meses pra fazer o tcc com minha companheira.

    Mas como nosso curso é muito legal, foi um projeto bem inspirador de fazer (um evento de moda, todo o planejamento e campanha) e deu tudo certo. Com orgulho fechei com nota 10 o curso que demorei 3 anos pra entrar.
    Mas é assim a vida, as vezes é difícil, mas depois nos orgulhamos de ter conseguido.

    Beijos e parabéns mais uma vez pela conquista ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas