Canadá: a saga começa.

Depois de anos sonhando com essa viagem, finalmente vou poder realizá-la. No começo, queria fazer um intercâmbio, mas ainda tinha 16 anos, a minha visão sobre o assunto ainda era muito limitada, sem falar que não conhecia nada sobre a cultura, costumes e atrações típicas do País. E, realmente, foi melhor não ter ido naquela época, não teria aproveitado direito a viagem e a oportunidade de estar na América do Norte. Sem falar que meus pais alegavam que eu só iria para ficar comprando besteiras e eletrônicos. Vale lembrar que em 2006 não existiam tablets, smartphones e demais dispositivos touch screen; MP4 ainda era novidade e eu não tinha os mesmos gostos e personalidade formada que tenho hoje. Em outras palavras, não tinha maturidade o suficiente para lidar com isso.Estou aproveitando também para inaugurar a tag "Viagem", que marcará todos os posts referentes à minha aventura para sair do Brasil, e quem sabe outras que virão após esta.

Assim que tive certeza da minha graduação na faculdade - sem pendências -, preenchi o formulário de solicitação de passaporte, no site da Polícia Federal. Fiquei feliz por não ter que escolher "estudante" no tópico "profissão". Entretanto, não pude marcar a visita à P.F. no fim de 2011, após ter pago o boleto, porque mesmo sabendo que havia passado, tecnicamente não estava formada e tive medo de dar merda na hora. Desde então venho organizando cópias dos documentos necessários e mais alguns extras (caso precise) em uma pastinha.

Hoje, dia 04/01, fui à sede (?) da Polícia Federal que fica no Aeroporto dos Guararapes, aqui em Recife, para continuar o processo de solicitação do passaporte. No dia anterior minha irmã disse: "Tu acha que é a única que vai tirar passaporte, é? Vai ter um monte de gente lá". E mainha completou: "Eles vão te chamar para entrar aí você vai esperar em uma fila". Nesse momento eu já me imaginei esperando sentada, com 10 pessoas na minha frente.

Deu tudo certo e o atendimento foi rápido, pois todos os guichês estavam com atendentes; tinha só duas pessoas na minha frente. Passei mais tempo no percurso de casa para o aeroporto que na P.F. Não usei nenhuma das cópias de documentos, e nem deu merda quanto à minha graduação. De qualquer forma, vou deixar tudo guardado na pastinha. Quem sabe precise durante essa saga.

Na próxima semana volto lá para pegar o meu passaporte pronto. Só assim poderei começar a correr atrás do(s) visto(s).

No final de 2011 comecei a ler o livro "Intercâmbio de A a Z", da Marina Motta. Ganhei quando fui à gráfica FacForm com o pessoal da faculdade. Não é e nem vai ser a minha única fonte de informações sobre o meu destino e a minha viagem, faz alguns meses que navego em sites que possuam dicas e lugares para se visitar, bem como relatos de pessoas que já viajaram. Também anotei as datas dos jogos dos times da casa que acontecerão durante o período que estarei por lá.

E para finalizar este post: "Uma longa viagem começa com um único passo" (Lao-Tse). Frase tirada do livro da Marina; para ser mais específica, no final dele. A solicitação do passaporte foi o primeiro passo que dei para começar essa jornada. Pela primeira vez entendo o significado da clichê frase de fim de ano "Ano novo, vida nova". Quando se está estudando, a sua vida vai continuar sendo a mesma quando um novo ano começar, pois você ainda tem que terminar o colégio/faculdade, certo? Confesso que uma das coisas que me impedia de deixar o Brasil era a faculdade. A outra era falta de grana.

"Ano novo, aventura nova". Assim é bem melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas