The Avengers

Antes de mais nada: Atenção, este post contém spoilers!
Depois não diga que eu não avisei. u___u

Antes de 2011 acabar consegui tempo livre e finalmente assisti alguns filmes da lista que coloquei em um post. Comecei com "Iron Man" (2008). Achei demais! Muito foda mesmo. Quando lançou eu não tive tanta vontade de ver, ainda mais quando eu fazia curso de inglês e exibiram o filme, sendo opcional assistir. Não deu outra, fui-me embora para casa. Também não assisti aos filmes dos outros Avengers, por isso decidi vê-los agora, antes do filme ser lançado.

Quem me conhece sabe que não sou muito fã de super-heróis e HQs - o que não significa dizer que os odeio -, mas Tony Stark chamou a minha atenção exatamente por não possuir super-poderes. Quer dizer, ele possui o maior poder de todos: o dinheiro. E esse fato me fez associá-lo a outro personagem do universo dos quadrinhos que gosto: o Batman.

O "Iron Man 2" (2010) também é demais, mas preferi o primeiro, e ainda apareceu War Machine. Esses filmes me fizeram entrar levemente em "universos" que mantenho contato quando jogo no iMac-bootcamp-Windows da agência, que são "Call Of Duty: Modern Warfare 2" (o motivo é óbvio) e "Need For Speed: The Run" (pelos carros, só). No 2 me deparei com o DJ AM, amigo e parceiro musical de Travis Barker que faleceu em 2009, tocando na festa de Tony Stark. Fiquei "wooooooooow! :-O". Mas depois lembrei de ter lido algo a respeito no Action, na época. De qualquer forma, já tenho o palpite de qual vai ser o meu Avenger favorito, Hehehe. :-P

Deixa eu criar um parágrafo para citar também a tecnologia usada por ele. Cara, muito muito foda, mesmo. O jeito como ele manipula as projeções "tocando-as", o assistente JARVIS e a casa inteiramente projetada para ser controlada por ele. E não é algo fora da realidade, um carinha começou a desenvolver o seu próprio "JARVIS", a mesa - que mais parece um tablet gigante - já existe neste modelo e em outros, e os japoneses (quem mais?) já estão providenciando a casa inteligente.

Não lembro como começou e nem em que filme, gosto de esperar os créditos finais acabarem para ver se tem alguma cena extra ou easter egg no final, algo que - geralmente - deixa aparente que haverá uma continuação. Acho que não sou a única pessoa que faz isso. No primeiro filme de Iron Man aparece Nick Fury, Comandante Geral do S.H.I.E.L.D., convidando Tony a se juntar a eles. No segundo, o agente Coulson encontra uma cratera feita pelo martelo de Thor, no Novo México. O que fez com que eu escolhesse Thor como próximo filme da lista. No final deste, Fury mostra ao Dr. Selvig  algo que seria "o poder", e Loki aparece em um reflexo, manipulando o Dr.

"Thor" (2011) é um filme para quem quer fugir da realidade, mais que o normal. É bom, fugir da realidade às vezes... assistir a filmes desse tipo. Sim, mas voltando, não que eu tenha odiado o filme, é só que não ficou tão bom quanto "Iron Man". Até porque mostra uma das mitologias que mais curto: a Nórdica. (No jogo "Age of Mythology" sempre escolho eles, só é ruim para pegar "fé", que tem que ser na base do ataque). Mas ainda achei que faltou muita coisa, isso porque eu não li as HQs, hein? Provavelmente porque este filme foi feito somente para introduzir o personagem ao contexto do filme que está por vir. Tanto que aparece, rapidamente, o Gavião Arqueiro (Hawkeye). Confesso que pensei que Thor fosse ficar na Terra e na cena final, que vem após os créditos, seria convocado por Nick Fury, assim como aconteceu com Tony Stark. (...) Mas ainda bem, AINDA BEM, que não virou completamente um romancezinho mela-cueca e clichê.

O filme seguinte foi "O Incrível Hulk" (2008). Hesitei em ver pois não gostei do anterior, lançado em 2003, com o Hulk dando pulos que aumentavam a distância entre dois pontos - o ponto de partida e o destino - e lutando contra cachorros bombados. Nesse ele só parece um cara grande que exagerou nos esteróides, o que não é tão anormal de se ver hoje em dia; exceto que ele é verde. Achei tosco e pensei que seria igual. Para o bem de todos, não foi. Posso estar escrevendo uma merda gigante, e o de 2003 pode até ser mais fiel ao Hulk dos quadrinhos, mas eu preferi o de 2008. E como este post tem a tag "Opinião" e já disse que não sou leitora ávida de HQs... end of topic. (...) E Tony Stark aparecendo no final do filme foi demais! Deveria ter sido uma cena pós-créditos.

Só uma observação para os brasileiros falando português, e não inglês. É o certo, assim como alemães falando alemão, franceses falando francês, e assim por diante. Foi um detalhe importante e bem bacana que vi quando assisti "X-Men: First Class", recentemente. Acaba não monopolizando a comunicação entre os personagens, com todos falando o mesmo idioma. Se não seria como novela da Globo, onde o cara vai para a Índia e o "indiano" fala pt-br, e sem sotaque de estrangeiro ainda por cima. Usei X-Men só para ilustrar a observação.

Logo no começo de "Capitão América: O Primeiro Vingador" (2011), aparece uma relação direta com o filme "Thor", a primeira "ligação avenger" entre os filmes. O contexto da história é marcado pela Segunda Guerra Mundial, a "arma do deuses" - pertencente inicialmente aos Gigantes de Gelo - é usada para criar outras poderosíssimas, capazes de dizimar exércitos. O que fez com que o Caveira Vermelha (que eu não sabia que era vilão deste filme) abandonasse Hitler e criasse a HIDRA. Mais uma vez atentando para a tecnologia usada, que eu não faço ideia de como era na época nos Estados Unidos e na Alemanha, logo não posso dizer se eram avançadas ou não para o período; entretanto, é muito provável que fossem. Voltando às peças que se encaixam, é mostrada a "Stark Con" de 1942 - ano em que se passa a história -, trazendo novidades para 1943, e com ela a aparição de Howard Stark, pai de Tony Stark.

Chega a ser cativante a vontade que Steve Rogers tem de se alistar ao exército e paixão pela sua nação... se você também for patriota como ele. Eu, pessoalmente, nunca conheci alguém patriota, só alguns "bairristas", mas isso não vem ao caso. Logo após a sua transformação no Capitão América pude notar uma técnica de transmídia dentro do próprio filme. Transmídia é quando algo - pode ser uma informação ou uma história - sai do seu "meio-mãe" e se expande para outros meios (impressos, eletrônicos e digitais), com o objetivo de dar-se continuidade. Como exemplos posso citar: Star Wars, Harry Potter e, claro, as próprias HQs. Apresentações em público - no mínimo teatrais -, revistas em quadrinhos, comerciais e discursos motivacionais. Um tipo de lavagem cerebral para fazer com que os jovens se alistem ao U.S. ARMY e amem o seu País, não necessariamente nesta ordem. Não sei se fui a única a pensar desse jeito. O que me lembrou da história que meu primo contou quando foi tirar o certificado de reservista e disse que lá passavam uns filmes e vídeos institucionais mostrando como é maneiro e super legal ingressar no serviço militar.

Este filme também me transportou para o "Call Of Duty", mas sem gente camperando e jogando flash/smoke bang na hora errada. Achei meio nada a ver a Agente Carter ter entrado na linha de frente junto com os demais soldados no momento que invadiram uma das bases da HIDRA. Sem capacete ou qualquer outra proteção, a única mulher ali, portando somente uma arma. Não estou sendo machista, dizendo que ela não deveria ter agido, mas achei bem forçado essa "aparição". Ao final do filme, logo depois da comemoração dos norte-americanos pelo "dia da vitória", surge um blank preto que se mantem por alguns segundos antes da cena final. Pensei comigo mesma: "Será que as pessoas que foram assistir no cinema se levantaram para sair pensando que o filme tinha acabado ali? Deve ter sido engraçado.".

Talvez tenha sido ruim ter assistido "Iron Man" primeiro, porque gostei muito e acabei usando-o como parâmetro para julgar os outros filmes. Só depois pensei que poderia ter assistido por ordem de lançamento. Gostei do modo como as coisas se encaixaram, em todos os filmes. Stark Industries para lá, S.H.I.E.L.D. e Nick Fury para cá, intermediários que conectavam os personagens principais, etc.


TOP 5:
1- Iron Man
2- Capitão América
3- Iron Man 2
4- Hulk
5- Thor

Alguns links do Jovem Nerd:
Confira os pôsteres nacionais de Os Vingadores!
Mais um pôster megaboga d'Os Vingadores

OBS.: Fiquei em dúvida se colocava os nomes originais ou traduzidos dos filmes. Decidi deixar só Iron Man e usar os títulos traduzidos dos demais. Véi, na boa, quem é que fala "Homem de Ferro"?

**ATUALIZAÇÃO**

Este post antes continha o primeiro trailer do filme e uma cena excluída do filme "Iron Man" embedados, mas por causa deste post me vi obrigada a tirá-los, juntamente com todos os outros vídeos contidos neste blog, para evitar tran$torno$.

Comentários

  1. Bem escrito, Landim. Minha opinião é bem parecida de modo geral e até seu top5 fica semelhante com o meu deixando. Thor feito nas coxas.

    ResponderExcluir
  2. [...] tenho postado nada desde o post sobre os Vingadores, e como não estou com nenhuma ideia legal para postagem, vou apenas publicar uma atualização. [...]

    ResponderExcluir
  3. [...] minhas expectativas para este filme estavam extremamente altas. Me preparei cuidadosamente para assistí-lo. Elas foram atendidas, mas não vou dar uma nota 10. De 0 a 10, dou uma nota 9,5. Acho que a [...]

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas