Timeline x Code

Bem, há um tempo venho dizendo que quero criar postagens de cunho profissional e informativo, mas sem querer passar por blog de notícias, tecnologia e etc. Para isso existem os blogs de nicho. Criei a tag "Profissional"  para organizar todos os posts relacionados, que serão organizados também em sub-tags.

Há alguns dias tenho voltado a estudar HTML 5 e animação usando CSS 3, para fazer peças publicitárias, que são - em geral - feitas por timeline ou por meio de programação (AS 2 ou 3), ou um misto dos dois. Eu, particularmente, prefiro por meio de timeline, pois dá para acompanhar uma sequência de frames arrastando o cursor sobre a linha e analisar melhor as transições, e também porque eu não sei programar. Foda-se.


Com o “Boom” e popularização dos tablets no mundo todo, fala-se sobre a substituição do Flash pelo HTML 5 na criação de publicidade, tanto para browsers em laptops e desktops quanto para mobile. Neste último pela questão da incompatibilidade do Flash em alguns dispositivos móveis (leia-se, os que usam iOS).

A Adobe começou a desenvolver o Edge, software parecido com o Flash e o After Effects que tem como objetivo criar animações em timeline e exportá-las em arquivos que possam ser lidos como HTML e afins. Eu acredito no desenvolvimento e na utilidade do Edge, mas não acho que irá substituir o Flash, muito menos que este irá acabar; é um pensamento apocalíptico por parte de muitos. A empresa também divulgou, recentemente, o pacote CS 6.

A produção de peças com animação em CSS 3 não será imediata e nem geral. Este tipo de desenvolvimento requer mais tempo do criativo/desenvolvedor, assim como melhor especificações; mais tempo, mais peso. Sem falar que existem muitas limitações.


Empaquei na segunda peça, porque esses dias foram corridos na agência.
Vou upar as minhas criações no GitHub - quando aprender a usar - e atualizo este post com os links.

Comentários

Postagens mais visitadas