Eu não sei desenhar

Tudo começou quando eu e Yuri tínhamos por volta de 5 e 6 anos. Ele é 1 ano mais velho que eu. Nós desenhávamos personagens de jogos e de desenhos animados. Sempre saía um pokémon ou personagem de Street Fighter/Mortal Kombat. Nós, crianças dos anos 80 e 90, fomos diretamente influenciados por desenhos como Cavalo de Fogo, He-man e Caverna do Dragão, com seus seres humanos e animais anatomicamente perfeitos e com cenários também semelhantes aos que vemos (paisagens, construções). Apareceram os animes - Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball (Z) - e somaram mais referências. Pelo menos para o meu irmão.

O tempo passou, ele aperfeiçoou o traço e o estilo de desenho, aprendeu novas técnicas (perspectiva, luz e sombra, pintura digital), comprou um tablet Bamboo e atualmente não faz mais nada com papel e caneta/lápis, e mantém uma série de história em quadrinhos chamada Pirates. Enquanto eu, continuo fazendo "desenhos de criança". Por quê? Eu não sei. Eu não tenho desenhos que fiz quando era criança guardados. Yuri tem mais de uma pasta cheia deles.

Na semana passada, enquanto perdia meu tempo passeava no 9GAG, fui parar neste link, que foi mais ou menos o que me deu a ideia de postar sobre o assunto. Nem todos os desenhos "do meu tempo" eram bem desenhados ou seguiam um padrão anatômico baseado no real. Atualmente, podemos ver um estilo surrealista/não-realista voltando à TV. Apenas um Show, Hora de Aventura, O Incrível Mundo de Gumball. (Este último é o mais infantil e sem-pé-nem-cabeça dos 3 citados). A cabeça dessa nova geração já não é muito boa, assistindo esse tipo de coisa então...

Adventure Time / Hora de Aventura

Tá, eu vivo dizendo que não sei desenhar. (né, Carlinha e Rapha?). Mas aí eu paro um pouco para pensar "O que é desenhar?, "O que significa saber desenhar bem?", "É saber fazer um desenho realista a ponto de confundir as pessoas?". Se for isso, então eu definitivamente não sei desenhar.

Eu sempre gostei do estilo "doodle", do tipo que você desenha nas últimas páginas do caderno, durante uma aula chata ou momento entediante. Sabe? Acho que em pt-br seria o mesmo que rabiscoExiste uma definição no Wikipedia: "É um desenho feito enquanto a pessoa está distraída. São desenhos simples que podem ter um significado concreto de representação ou ser composto apenas por formas abstratas". Existem duas coisas que eu desenho muito: dinossauros e E.T.s.

Get Your Heart On - the Second Coming!

Não é porque é uma das minhas bandas preferidas, mas eu gostei muito da capa do recém-lançado EP do Simple Plan. :-)

Comentários

Postagens mais visitadas