A criatividade nas cervejas canadenses

Nada de Brahma, Skol ou Devassa. Aqui no Canadá é possível encontrar cervejas das mais diferentes marcas e rótulos. Entretanto, por conta de uma regulamentação, somente dois estabelecimentos estão autorizados a vender bebidas alcoólicas: LCBO e Beer Store. Isso aqui em Ontario. Tem umas que vendem vinho também, mas quem se importa com vinho, não é mesmo?

A princípio, eu não gostei de ter que ir somente a uma dessas lojas para comprar cerveja. Porque não existe concorrência! O preço é tabelado; é aquilo que está na etiqueta e pronto. E, venhamos e convenhamos, é bem caro beber por aqui. Sem falar que a lei aqui é clara e seguida com rigidez:

  • Se você for menor de 19 anos, não pode nem entrar em bares ou locais que sirvam bebidas alcóolicas. O que faz alguns jovens recorrerem a identidades falsas...
  • É proibido o consumo de bebidas alcóolicas em locais públicos.

As cervejas aqui tem nomes e desenhos um tanto quanto inusitados, eu diria. Bastou dar umas voltas na Beer Store para eu ver essas peças:

Essa foi a primeira cerveja que eu tomei por aqui, em um bar bem underground chamado 'Green Room'.
Saca só o nome: Flying Monkeys! Macacos Voadores. E as embalagens? Hahaha. Como pode ser visto abaixo da logo, 'craft brewery', o que me leva a tentar explicar o que é uma "craft beer". Bem, nada mais é que uma cerveja artesanal; produzida independentemente e distribuída somente em determinadas cidades e regiões. Temos algumas do tipo no Brasil.

'Canuck' está para o Canadense assim como 'Brazuca' está para o Brasileiro.



Em uma faculdade aqui em Ontario (Niagara College), existe um curso de graduação em "Produção de Cerveja". Assim como também tem um de "Produção de Vinho", onde os alunos plantam, cultivam e colhem as próprias uvas. (Claro que os nomes não são esses, por isso coloquei entre aspas). É bem esperto o modo deles de pensar que devem formar profissionais para suprir as próprias necessidades e compor os mercados, invés de importar todas as cervejas e os vinhos, ou mesmo deixar que as grandes empresas do ramo se estabeleçam por aqui para monopolizar produzir e distribuir nacionalmente.

E, por fim, este post não foi um publi-editorial, ou patrocinado de forma alguma.

Comentários

  1. Gostei. Valiosa contribuição; Comentário inteligente e natural e a linguagem direta e de fácil compreensão. Aqui no Brasil, sabemos que é proibido vender bebida alcoólica a menores de 18 anos de idade é crime e oferecer uma contravenção penal, pois a legislação é quase sempre burlada, sempre há um jeitinho de vender e de comprar, já que inexiste fiscalização efetiva. Pasmem! não poder entrar em bares ou locais que sirvam bebidas alcoólicas fariam o maior auê. Mas, em país sério, isso não acontece. A lei é respeitada e o infrator, punido. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas