[UTILIDADE PÚBLICA] Limpando os rolamentos do seu skate

Inicialmente, este post iria ter relatos da última manutenção e da restauração que eu fiz no meu skate. Mas decidi escrever um tutorial, já que pessoas mais próximas vieram me perguntar como fazer, e até pedir para que eu fizesse. (Sério, já fiz manutenção no skate dos outros).


Limpar os rolamentos do meu skate acabou passando de uma tarefa enfadonha para uma atividade terapêutica. É um dos poucos momentos onde eu não fico pegando o telefone para checar mensagens ou fuçar redes sociais. (Por motivos de: mãos sujas de gordura, graxa, poeira, ou sei lá o que fica acumulado nos rolamentos). Eu fico sentadinha no piso e ponho música para tocar no iPod.


Materiais:

  1. Estilete. Você também pode usar uma faca com ponta;
  2. Chave para tirar as porquinhas das rodas;
  3. Recipiente para colocar os rolamentos junto com o produto de limpeza;
  4. Flanela, ou bucha de polimento de carro;
  5. Lubrificante para rolamentos de skate.
Não tá na foto, mas o produto de limpeza que eu usei foi Veja desengordurante (o da embalagem laranja). Creio que pode ser um similar, desde que seja desengordurante. Tem gente que limpa com álcool, querosene, águarraz, mas aí eu já não posso opinar...

Procedimento:
  1. Após desenroscar todas as porquinhas e tirar as rodas dos trucks, retire os rolamentos usando o truck mesmo, para desencaixar o rolamento de dentro da rodinha;
  2. Feito isso, tire as capinhas de todos os rolamentos. Com a ponta da faca ou do estilete indo na parte de dentro, perto do centro do rolamento. Só a pontinha ja basta para soltar a tampa;
  3. Jogue os rolamentos dentro do recipiente, que é melhor se for vedável, e ponha o produto de limpeza até as peças ficarem submersas. No meu não precisei mais que "dois dedos" de medida. Após chacoalhar, deixe ainda submerso por uns minutinhos, enquanto você limpa o resto das peças;
  4. Que outras peças? As capinhas dos rolamentos. Com a flanela, ou bucha de polimento de carro, um pouco úmido (do produto) limpe as capinhas, até tirar a poeira toda. E depois limpe as arruelas, se tiver, as porcas e os trucks, e dentro das rodas também;
  5. Tá na hora de tirar os rolamentos de dentro do recipiente! Antes escorra o produto, na pia obviamente. Use a flanela ainda para tirar o excesso que ficou;
  6. Não é obrigatóóório usar um lubrificante/speed oil/speed cream, mas melhora e muito o desempenho. Basta pingar 1 gotinha e tampar com a capinha. E pra espalhar, girar o rolamento com os dedos;
  7. Ponha os rolamentos de volta nas rodinhas, com a capinha pro lado de fora da roda. Encaixa elas nos trucks, e pronto! Tá feita a manutenção no seu carrinho.
  8. Divirta-se! :-D
Dividi este post em dois. No próximo tem a experiência de restaurar o meu próprio skate, eu sozinha sem ajuda de ninguém. :-O

Essa história continua aqui: Restaurando o meu skate

Comentários

Postagens mais visitadas